A Sagarana Comunicação uniu a Sabesp, a Brastemp e a Finish em uma ação para engajar pessoas na luta contra o desperdício de água. Juntas, as empresas apresentam a Disputa de Casas, competição pioneira no Brasil desenvolvida para estimular os moradores de residências a utilizarem a água de maneira consciente, por meio da reeducação de novos hábitos de consumo, e premiando ao final os participantes mais engajados na causa. A ação pretende mostrar como o uso inteligente da água, aliado às novas tecnologias, pode economizar também tempo e dinheiro.
“A falta de orientação sobre como é possível cumprir as atividades diárias que envolvem o uso racional da água sem comprometer a higiene é a grande responsável pelo pouco engajamento das pessoas. Daí surgiu a ideia de trazer estímulos que realmente tenham impacto na vida delas. Ao longo da campanha iremos desenvolver um paralelo entre a economia de água e a economia financeira, assim como incentivar uma competição saudável entre os envolvidos”, comenta Guilherme Stella, sócio-diretor da agência Sagarana Comunicação.
São Roque foi escolhida para sediar a primeira edição do projeto por ser uma cidade de pequeno porte (79 mil habitantes), o que contribui para o engajamento, e por estar localizada a apenas 60 quilômetros da capital paulista, cidade que deve receber a campanha ainda em 2013.
MECÂNICA DA DISPUTA
Os moradores de São Roque poderão se inscrever para participar da Disputa de Casas pelo site até 28 de maio. Os participantes passarão por um processo completo de reeducação. Eles serão submetidos a workshops e eventos educativos onde o tema central será a utilização inteligente de água. Para ajudar na economia do dia a dia, os participantes também receberão cartilhas e adesivos com informações motivacionais. Além disso, mensalmente, acontecerão visitas realizadas pelos promotores da campanha para ajudar os participantes na manutenção dos novos hábitos de consumo.
Também serão feitas medições periódicas das casas participantes nos meses de junho e julho de 2013, período de apuração da campanha, para que os moradores possam acompanhar sua performance ao longo da ação.
“Esse acompanhamento será essencial para que os participantes possam tomar novas medidas caso o consumo em suas residências ainda esteja alto. A Disputa de Casas é uma campanha única, pois a cidade economiza água e os moradores poupam dinheiro, portanto Independente do resultado todos são vencedores”, incentiva Mario Eduardo Affonseca Pardini, Superintendente da Sabesp - Unidade Médio Tietê.
PREMIAÇÃO
O resultado oficial levará em consideração o consumo das residências nesses meses em comparação com o seu consumo no mesmo período de 2012.
Ao final, as 100 residências que mais se engajarem e economizarem serão premiadas com uma máquina lava-louça da Brastemp e detergente Finish por um ano, cedidos pelos respectivos patrocinadores da campanha.
A lava-louças foi escolhida como premiação por ser um utensílio economizador que pode diminuir o consumo de água em até 6 vezes se comparado com a lavagem manual. “Após a campanha, esperamos que a repetição dos novos hábitos se tornem perenes na vida de todos os participantes, o que se será um enorme benefício para eles e para o planeta”, comenta Renato Guiderolli, gerente da Finish.
TECNOLOGIA QUE FAZ A DIFERENÇA
A cozinha é o segundo ambiente da casa com maior consumo de água (o equivalente a 10%), por isso o uso da lavadora de louça com tecnologia economizadora pode ser fundamental para que a redução do desperdício realmente aconteça.
Um estudo da Universidade de Bonn, na Alemanha, mostrou que a reeducação de hábitos, somada às novas tecnologias, pode diminuir o consumo de água de uma residência em até 80%. Segundo a pesquisa, são necessários cerca de 100 litros de água para lavar 140 peças de louça manualmente, já em uma lava-louças gasta-se apenas 15 litros, um consumo de água quase seis vezes menor. Levando em consideração o consumo médio de água gasto para a lavagem das louças por um dia inteiro, em um ano seria possível economizar, somente com este eletrodoméstico, em média 74 mil litros, o suficiente para abastecer mais de sete caminhões pipa.
“As novas tecnologias são indispensáveis para aqueles que buscam economia de água e qualidade de vida. As lava-louças, por exemplo, economizam cerca de 300 horas de trabalho manual por ano para seu usuário, além de oferecerem uma lavagem mais eficiente, higienizando as louças por conta da água quente, que chega a cerca de 70 graus”, explica Armando Valle, vice-presidente de Relações Institucionais, Sustentabilidade, Consulado da Mulher e Unidade de Negócios Manaus da Whirlpool Latin America.
MAIS SOBRE A SAGARANA COMUNICAÇÃO
A Sagarana Comunicação, dos sócios Luís Guilherme Stella, Suzana Vilhena e Lucas Pacífico, é uma agência especializada em projetos de comunicação de interesse das pessoas: um conceito ainda novo no mercado brasileiro, que tem como proposta gerar conscientização das pessoas por meio da informação. Para isso a agência traduz e transmite as informações necessárias para gerar determinada atitude na sociedade de forma didática, impactante e transformadora.
Fundada em 2008, a Sagarana Comunicação projeta para 2013 um faturamento de R$ 1,4 milhão, o que corresponde 30% mais que no ano anterior. O portfólio de clientes da agência inclui a Sabesp, a Schincariol, a Vivo, a Timberland, a Bracor, o Colégio Metodista, a Universidade Metodista, Comanche Clean Energy, a CowParade, o Grupo Gaia S.A e a Organização Internacional do Trabalho (O.I.T).
Entre os cases de sucesso, destaca-se a ação para a Organização Internacional do Trabalho, que tinha como objetivo aumentar a conscientização da população sobre o trabalho forçado em carvoarias e coletar assinaturas para uma petição que visa aumentar a punição ao empregador que impõe condições de trabalho análogas à escravidão. Para fazer esse alerta, foram criados mídia cards que sujavam de carvão as mãos do público, fazendo com que eles sentissem o problema na própria pele. Além de provocar o leitor, por meio da frase ‘’não lave suas mãos para esse problema’’, e informar o leitor sobre a escravidão nas carvoarias, o card também direcionava a pessoa para o website da campanha, no qual poderiam obter mais informações sobre o problema e assinar a petição. Os cartões foram espalhados em universidades, teatros, cinemas e bares, tentando alcançar jovens e consumidores de cultura. Além da mídia espontânea gerada, na semana do dia 13 de maio daquele ano, dia em que deveríamos celebrar a efetiva abolição do trabalho escravo no Brasil, as assinaturas da petição tiveram um aumento de 480% sobre o total do mesmo período no ano anterior, quando começou a coleta de assinaturas.
MAIS SOBRE A SABESP
Fundada em 1973, a Sabesp é uma companhia de economia mista, com controle do Estado de São Paulo e ações na Bovespa e na Bolsa de Nova York. Contando com cerca de 15 mil funcionários, receita de R$ 10,5 bilhões e 27,5 milhões de clientes em 365 municípios, é a 4ª maior empresa de saneamento do mundo. A Sabesp fornece água a partir de 212 estações de tratamento de água e de 1.102 poços e trata esgotos em 490 estações de tratamento. A meta é universalizar os serviços de esgoto até 2019. Hoje 146 municípios já contam com 100% de coleta e tratamento e os índices de coleta e tratamento são respectivamente, 82% e 76%. A empresa está firmemente comprometida com a construção do desenvolvimento sustentável e oferece no mercado produtos como a água de reúso, contratos de demanda firme e a recepção de efluentes não domésticos. O nível de percepção positiva dos clientes foi de 1992 em 2011.
MAIS SOBRE A WHIRLPOOL
Líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos, a Whirlpool Latin America atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid com fábricas em Joinville (SC), Manaus (AM) e Rio Claro (SP). Conta com 14,5 mil colaboradores, 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia.
A Whirlpool é uma das Melhores Empresas para Trabalhar, segundo o Guia Você S.A./Exame há 16 anos; é uma das 25 Melhores Empresas para trabalhar e campeã na categoria Responsabilidade Socioambiental, de acordo com a Revista Época em conjunto com o Great Place To Work; é a segunda Empresa Mais Inovadora do País, escolhida pela revista Época Negócios; e uma das 20 empresas modelo em sustentabilidade, de acordo com o Guia Exame de Sustentabilidade, em 2010. Foi eleita, também, de acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), a primeira colocada no registro de patentes no Brasil entre as empresas privadas.
Para saber mais sobre a Whirlpool Latin America, acesse www.whirlpool.com.br
MAIS SOBRE A RECKIT BENCKISER
A empresa Reckitt Benckiser é líder mundial nos segmentos de limpeza doméstica, cuidados pessoais e com a saúde. Tem em seu portfólio de produtos marcas consagradas como as globais Finish, Dettol, Vanish, Harpic, Veet e AirWick, e as locais Veja, SBP e Poliflor.
Entre 2010 e 2011, expandiu sua atuação para a área farmacêutica, tendo dois lançamentos: Gaviscon (alginato de sódio, bicarbonato de sódio, carbonato de cálcio) e Strepsils (flurbiprofeno). O primeiro, um antiácido com indicação contra azia e má digestão. O segundo, uma pastilha para dor de garganta que combina ação analgésica e anti-inflamatória na mesma formulação. Recentemente houve a aquisição da BMS, com as Marcas, Luftal, Naldecom e Dermodex.
Sediada no Reino Unido, hoje com 25 mil funcionários ao redor do mundo, a empresa está presente em 60 países e possui vendas em mais de 200. Para mais informações, acesse: www.rb.com/br.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090