Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Responsabilidade Social

Fundação Gol de Letra e empresas parceiras proporcionam experiências únicas a jovens durante a Copa

02/07/2014

Raí, instituidor e presidente do conselho curador da Fundação Gol de Letra, esteve ontem na Arena Corinthians, em Itaquera na vitória da Argentina sobre a Suíça por 1x0, pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo 2014.  Ele acompanhou a partida com dez jovens da ONG Casa dos Meninos – Ação Social Comunitária Lageado Joílson de Jesus (SP), parceira do projeto Ginga Social, uma iniciativa da Gol de Letra e adidas que oferece capacitação para organizações do Terceiro Setor.

Nesse mesmo jogo também foi realizada uma outra ação, dessa vez parceria da Gol de Letra com a Sony. A jovem Larissa Aparecida Pereira da Silva (16) teve a oportunidade de ser flag bearers oficial do torneio e entrou em campo carregando a bandeira FIFA no início da partida. Os jovens Marcos Petter (15) e Ruan Santos (16) passaram por essa mesma experiência no dia 26 de junho, no jogo Bélgica x Coréia do Sul. Os três são atendidos pela Fundação Gol de Letra por meio do programa Virando o Jogo.

Além deles, 135 jovens assistiram outros 13 jogos da Copa do Mundo. São jovens entre 15 e 18 anos de idade, participantes de organizações sociais que compõem o projeto Ginga Social.

Os selecionados vieram de cinco ONGs de diversas regiões do país: Instituto Marquês de Salamanca (RJ), ABAFE – Associação Comunitária do Bairro da Felicidade (MG), Casa dos Meninos – Ação Social Comunitária Lageado Joílson de Jesus (SP), ACM – Associação Cristã de Moços (RS) e AMCSJ – Associação dos Moradores do Conjunto Santa Luzia (BA).

 

Sobre o projeto Ginga Social

O Ginga Social é uma parceria da Fundação Gol de Letra com a adidas e tem como objetivo implantar projetos esportivos para capacitar profissionais de ONGs locais segundo a  metodologia Gol de Letra em Esporte Educacional. Já presente em seis capitais brasileiras - São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Salvador, o Ginga beneficia em 2014 cerca de 1500 essoas.  

As atividades desenvolvidas são relacionadas ao esporte em modalidades coletivas – entre elas, futsal, basquete, voleibol, handebol, tchoukball - e individuais – como atletismo, tênis, tênis de mesa, capoeira ou artes marciais – que foram escolhidas de acordo com a realidade de cada local.

 

Sobre o programa Virando o Jogo

O Virando o Jogo é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, e pelo Grupo Segurador BB-Mapfre, entre outras empresas. A iniciativa atende cerca de 240 crianças de 7 a 14 anos e 32 adolescentes de 15 a 21 da Vila Albertina (região norte de São Paulo). No projeto, as crianças e jovens participam de oficinas diárias no contraturno escolar. Entre elas estão oficinas de Artes Plásticas, Dança, Teatro, Música, Capoeira, Leitura e Escrita, Mediação de Leitura, Brinquedoteca, Informática e Educação Física.

O Virando o Jogo oferece ainda atendimento de mediação de conflitos e oficina de sexualidade para os mais velhos. Em 2013, foi reconhecido pelo Prêmio Itaú-Unicef de Educação Integral – Grande Vencedor Nacional, que tem o objetivo de identificar, reconhecer e estimular o trabalho de organizações sem fins lucrativos que contribuem para a educação integral de crianças, adolescentes e jovens em condições de vulnerabilidade socioeconômica, por meio do desenvolvimento de projetos socioeducativos que qualificam e fortalecem a ação pública.

 

Sobre a Fundação Gol de Letra

A Fundação Gol de Letra, que completa 15 anos de atividades em 2014, é uma organização não governamental que promove o desenvolvimento integral de crianças e jovens de comunidades populares, por meio de atividades educativas, fortalecimento familiar e desenvolvimento comunitário. Criada em dezembro de 1998 pelos ex-jogadores de futebol Raí e Leonardo, atende cerca de 1300 crianças, adolescentes e jovens de 7 a 30 anos, nas unidades Caju (Rio de Janeiro - RJ) e Vila Albertina (São Paulo - SP). Reconhecida em 2001 pela UNESCO como instituição modelo, desde 2009 a Gol de Letra também atua por meio da sistematização e disseminação de suas práticas socioeducativas para outras comunidades, em parceria com empresas e organizações locais.

www.goldeletra.org.br

www.goldeletra.org.br/blog

www.facebook.com/FundacaoGolDeLetra 

www.twitter.com/fundgoldeletra

1308

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090


/* */