Lançado em parceira pela Fundação Brava e pelo Insper, o portal Meu Município organiza e disponibiliza, de forma bem simples, dados sobre as finanças dos municípios brasileiros. O site www.meumunicipio.org.br reúne informações como receita, despesa, nível de investimento e endividamento, entre outros, para consulta aberta e interativa voltada especialmente para gestores públicos e para o cidadão.
“A base para informações do portal é pública e está disponível no site do Ministério da Fazenda – Secretaria do Tesouro Nacional e no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Nosso objetivo, com o Portal, é facilitar a visualização dos dados, apresentando-os de forma simples, prática e que possa auxiliar os gestores públicos em suas análises e decisões. Assim, contribuímos para aumentar a transparência de informações à população e auxiliar o administrador público”, explica a diretora executiva da Fundação Brava, Denise Yagui.
O site apresenta um verdadeiro raio X das finanças dos mais de 5 mil municípios do país que disponibilizaram as informações no site do Tesouro Nacional. É possível verificar, por exemplo, quanto um município arrecada com receita tributária ou com transferências intergovernamentais ou ainda, saber como estão distribuídas as suas despesas entre educação, saúde, transporte, saneamento, etc. Além disso, o portal oferece a possibilidade do usuário de comparar suas receitas e despesas com outros municípios.
“A ferramenta é útil, pois oferece comparações automáticas entre o município selecionado com outros municípios de porte semelhante, segundo variáveis disponíveis no Censo IBGE 2010. Além disso, é possível escolher o grupo de comparação e analisar a série histórica, possibilitando uma análise mais aprofundada dos dados relativos às finanças municipais de determinada cidade ou grupo”, afirma o vice presidente do Insper, Marcos Lisboa.
São Paulo, por exemplo, maior cidade do país, é comparada com sete capitais (Rio de Janeiro-RJ, Belo Horizonte-MG, Curitiba-PR, Porto Alegre-RS e Recife-PE, Salvador-BA e Fortaleza-CE) e três municípios (Campinas-SP, São Bernardo-SP e Santo André-SP). No conjunto das despesas da capital paulista, a educação ocupa o maior espaço: 21% do total de gastos, ou seja, o município destina, para essa área, R$ 21 de cada R$ 100 gastos, enquanto a média do grupo para este item é de 17%. Por outro lado, este grupo de municípios, em média, gasta relativamente mais com saúde do que a cidade de São Paulo: 19,5% contra 17,5%. O site também permite ao usuário fazer suas próprias comparações, com municípios à sua escolha.
O estímulo à participação e à interatividade também faz parte do objetivo do site: o portal disponibiliza um canal especialmente voltado para que os usuários enviem suas ideias e sugestões. Futuramente, também será possível compartilhar estas análises em suas redes sociais.
3063 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090