A Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) lançou em São Paulo o Programa de Consumo Responsável da CervBrasil, que reunirá a expertise e iniciativas já bem-sucedidas de suas quatro associadas,Ambev, Brasil Kirin, Grupo Petrópolis e HEINEKEN Brasil.
O principal objetivo das grandes cervejarias ao se unirem nessa açãoé combater o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos, além de outras práticas indevidas como a associação entre álcool e direção.
A primeira grande mobilização do Programa – que começajá antes do Carnaval,de 24 a 28 de fevereiro –é a I Semana CervBrasil de Consumo Responsável. Nesse período, haverá a distribuição de 800 mil cartazes em pontos-de-venda de todo o país com o logo 18+ e os dizeres: “Aqui Respeitamos a Lei. Cerveja só para Maiores de 18 Anos”.
Para engajar os donos desses bares, restaurantes, casas noturnas, entre outros estabelecimentos, será entregue a eles uma carta direta da associação (num total de 800 mil cartas) que reforçará a importância de não vender bebida alcoólica a menores de idade.O intuito é estimulá-los a assumir esse compromisso com a sociedade, assim como a indústria, para que todos juntos possam combater o problema do uso indevido de álcool.
“Essa ação é uma prova de como o setor se encontra hoje unido em torno de questões prioritárias como a promoção do consumo responsável, com destaque para a conscientização da “não-venda” de bebida alcóolica para menores de idade. E contar com o apoio do varejo será imprescindível para o sucesso desse nosso programa”, afirma Paulo Petroni, diretor-executivo da CervBrasil.
Vila Madalena ganha projeto-piloto de treinamento de Consumo Responsável
A I Semana CervBrasil de Consumo Responsável também celebra o projeto Bar Responsável, que consiste em um treinamento realizado pela CervBrasil – com o suporte técnico do Centro Paula Souza do Governo do Estado de São Paulo – para funcionários destes estabelecimentos comerciais.
O piloto dessa iniciativa acontece nos boêmios bairros paulistanos da Vila Madalena e de Pinheiros em fevereiro e março. Ao final desse período, os funcionários de quarenta e cinco (45) bares, restaurantes, lanchonetes e afins terão sido treinados. Em breve, a ação deverá ser levada a outras praças também.
O curso procura orientar garçons, operadores de caixa, gerentes e os próprios donos dos PDVs sobre as práticas de consumo adequado de bebida alcoólica, os efeitos do álcool sobre o organismo, a questão da segurança viária e, é claro, a mensagem da proibição da venda do produto para menores de 18 anos.
Para tanto, a CervBrasil distribui kits –formados por cartilha, folheto de atividades, quiz, DVDs e certificados de conclusão – e disponibiliza instrutores.“O material é uma importante ferramenta de educação para a sociedade na medida em que traz informações, pesquisas, dados e aprendizados para serem compartilhados entre todos os profissionais dos estabelecimentos em prol do consumo responsável de bebidas alcoólicas”, destaca Petroni.
Essa iniciativa envolve diversos agentes da sociedade, desde a indústria – representada pela CervBrasil – até os governos, varejistas, instituições de ensino e os profissionais treinados, que são convidados a se tornar agentes da cidadania e embaixadores do consumo responsável.
A CervBrasil continua engajada na produção e promoção de ações que visam ampliar a conscientização em torno desta temática. A I Semana CervBrasil de Consumo Responsável representa um passo de um programa mais amplo, o que significa que a entidade analisa novas iniciativas para os próximos meses.
Sobre a CervBrasil
Criada em de maio de 2012, a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) reúne as quatro maiores fabricantes do produto do país – AmBev, Brasil Kirin, Grupo Petrópolis e HEINEKEN Brasil, responsáveis por 96% do mercado cervejeiro nacional.
A entidade representa um setor reconhecido por seu dinamismo e relevância econômica. Sua extensa cadeia de produção vai do agronegócio ao varejo, passando pela indústria, com mais de 50 fábricas, e o segmento de logística, e seus mais de 700 centros de distribuição. Por tudo isso, movimenta 1,7% do PIB doméstico e gera 1,5 milhão de empregos diretos e indiretos*.
Desde sua fundação, a CervBrasil trabalha em prol do interesse comum das empresas em fortalecer ainda mais este setor e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país.
1979 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090