A TAM está entre as 25 marcas mais valiosas do país, segundo o Ranking Interbrand 2010. A classificação, feita pela Interbrand, líder mundial há mais de 30 anos em consultoria, estratégia e estudos de marcas, analisou diversas empresas brasileiras e classificou a TAM na 17ª posição - a mais alta no setor transporte aéreo -, atribuindo-lhe o valor de R$ 347 milhões.
Os critérios estabelecidos para a avaliação incluíam ser originária do Brasil, ter capital aberto, publicar informação financeira que identifica a receita individual da marca, gerar EVA positivo, ter um papel na decisão de compra e ser amplamente reconhecida nos seus principais mercados.
A análise levou em conta informações financeiras publicadas em 2010 referentes ao ano fiscal de 2009 e o conhecimento acumulado pela Interbrand em mais de 5 mil projetos de avaliação de marcas no mundo. O método mensura as marcas assim como os analistas financeiros fazem com qualquer outro ativo: com base na previsão de receita que serão capazes de gerar ao longo do tempo.
"Nossa missão é ser a companhia aérea preferida das pessoas, com alegria, criatividade, respeito e responsabilidade. Por isso, trabalhamos sempre com o Espírito de Servir, um dos atributos que nos foi legado pelo comandante Rolim Amaro, que fundou nossa empresa. Somos apaixonados pelo que fazemos e acreditamos que isso é fundamental para oferecermos o melhor serviço a nossos clientes, para que eles retornem sempre", afirma Líbano Barroso, presidente da TAM Linhas Aéreas.
Fundada em 1976 com o compromisso de encantar o cliente ao oferecer serviços diferenciados de alta qualidade a preços competitivos, a TAM tornou-se a maior companhia aérea do Brasil e, atualmente, caminha para se consolidar como uma das principais empresas do mercado mundial de aviação.
Sobre a TAM
A TAM, membro da Star Alliance, lidera o mercado doméstico desde julho de 2003 e fechou o último mês de abril com 42,1% de market share. A companhia voa para 43 destinos no Brasil. Com os acordos comerciais firmados com companhias regionais, chega a 82 destinos diferentes do território nacional. A participação de mercado da TAM entre as companhias aéreas brasileiras que operam linhas internacionais foi de 85,4% em abril. As operações para o exterior abrangem voos diretos para 18 destinos nos Estados Unidos, Europa e América do Sul: Nova York, Miami e Orlando (EUA), Paris (França), Londres (Inglaterra), Milão (Itália), Frankfurt (Alemanha), Madri (Espanha), Buenos Aires (Argentina), La Paz, Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), Santiago (Chile), Assunção e Ciudad del Este (Paraguai), Montevidéu (Uruguai), Caracas (Venezuela) e Lima (Peru). Além disso, mantém acordos de codeshare que permitem o compartilhamento de assentos em voos com companhias internacionais, possibilitando ao passageiro viajar para outros 78 destinos nos EUA, América do Sul, Europa e Ásia. A Star Alliance, por sua vez, oferece voos para 1.167 aeroportos em 181 países. A TAM é pioneira no lançamento de um programa de fidelização para companhia aérea no Brasil. O TAM Fidelidade possui hoje 6,9 milhões de associados, já distribuiu 10,6 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090